quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Projeto de Video Clip - 4º Semestre- Arrastão de Elis Regina


Foto de Michel Igielka
Esse trabalho fez parte da matéria Produção em televisão. Assistimos vários video clips desde o surgimento até os atuais. O video clip, diferente de um seriado, telenovela ou cinema permite que possamos brincar mais com outras maneiras de linguagem audiovisual.
Durante algum tempo ele foi visto como a "linguagem do vazio" pois eram apenas "músicas assistidas"! Com o passar do tempo os diretores foram criando pequenas histórinhas que podiam ter a ver, ou não, com a música. Até chegar a trabalhos inacreditáveis como os de Michael Jackson!
Bom, fazer um video clip não é tão fácil como parece! Primeiro: Como produtores de video clips nem sempre podemos escolher o que iremos produzir. O professor Natal ( coordenador dos cursos de comunicação do Centro Universitário Belas Artes) nos fez sentir na pele o que é trabalhar com um produto que nem sonhavámos ter um contato tão próxino. Ele nos deu a díficil missão de produzir um video clip com a música Arrastão da cantora Elis Regina. Mas o que acontece quando nínguém é seguidor fanático de Elis Regina? - A resposta é simples: PESQUISA MEU FILHO!
Já tínhamos um roteiro criado pela minha lindíssima amiga Naomi Collet. Sua intenção era mostrar as diferentes faces de uma mesma mulher! Mas como incorporar isso ao universo de Elis Regina?
Primeiro fomos pesquisar o que a musica queria dizer:

Letra da música Arrastão de Elis Regina

Eh! tem jangada no mar                                                               
Eh! eh! eh! hoje tem arrastão

Eh! todo mundo pescar
Chega de sombra e joão jô viu
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz iemanjá prá mim
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
É meu irmão me traz iemanjá prá mim
Minha santa bárbara me abençoai
Quero me casar com janaína
Eh! puxa bem devagar
Eh! eh! eh! já vem vindo o arrastão

Eh! é a rainha do mar
Vem, vem na rede joão prá mim
Valha-me meu nosso senhor do bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim
Valha-me meu nosso senhor do bonfim
Nunca, jamais se viu tanto peixe assim

O próximo passo seria entender o que significava os termos adotados pelo compositor da música:

Glossário

Arrastão: pesca através de uma grande rede, acionada manualmente, usada em águas de pouca profundidade, junto à praia.


Jangada: balsa de pescadores do norte e nordeste do brasil, feita de paus roliços, muito leves, solidamente ligados entre sí e provida de vela triangular que se iça a um mastro flexível.


Yemanjá: orixá do culto afro-brasileiro.


Santa bárbara: virgem e mártir, morreu em 235, na antiga cidade de nicomédia (ásia menor). festejada a 4 de dezembro, é padroeira dos artilheiros, mineiros e bombeiros. popularmente invocada para afastar tempestades, grandes chuvas e principalmente trovões. No sincretismo religioso afro-brasileiro, a santa é identificada com vários orixás, sobretudo iansã, corajosa guerreira, deusa dos ventos e das tempestades.


Janaína: um dos nomes de yemanjá, rainha do mar.
Nosso senhor do bonfim: a mais famosa igreja de salvador, bahia. a festa do bonfim tem seu ponto alto com a lavagem do bonfim (lavagem das escadarias da igreja), por cerca de 200 baianas vestidas à caráter, realizada na segunda quinta-feira depois do dia de reis (6 de janeiro).

Com a Letra, a música e os significados, construímos então um personagem para o mundo de Arrastão:

Biografia do personagem
Foto de Michel Igielka
Janaina, moça baiana que tem esse nome devido a sua família ser devota de yemanjá se muda para são com dezoito anos a fim de alcançar sucesso como dançarina. Ela é fã de filmes como Flashdance, Dirty dance, Dançando na chuva, Grease, Dançando no escuro, Fama, Hair, Moulan rouge... entre outros. Chegando em São Paulo ela não consegue realizar seus sonhos e nem conseguir emprego. Conhece um rapaz e se apaixona por ele. Fica grávida. Ele a abandona. Ela mora em uma pensão e no ínicio a dona da pensão a ajuda mas depois ela tem que se virar. Devido a sua paixão por filmes musicais e suas aulas de balé no espaço comunitário da Bahia ela resolve ganhar a vida dançando em boates.

Janaína morre de saudades de sua terra e também é muito devota de yemanja e de vários santos. Essa sua devoção será mostrada no vídeo-clip por meio de fotos espalhadas pela casa.


Objetivo
Mostrar por meio da dança a rotina de milhares de pessoas que dançam na noite e sofrem preconceito. A personagem central esta inserida em uma realidade social. Ela tem sonhos e vem de outra terra para tentar realiza-los mas é surpreendida pela dura realidade.
O video-clip tem como objetivo mostrar as duas faces dessa personagem que revela o lado mãe sonhadora e batalhadora com o lado sensual da dançarina.


É claro que não contamos a história da personagem no video clip. Isso serve apenas como uma base para poder dirigir a atriz e o coreógrafo na nossa principal meta: Mostrar os dois pólos da personagem.
Para isso dividimos a música em diferentes tipos de emoções na coreografia.

Para compor a personagem chamei a minha querida amiga Vanessa Sanchez que representou maravilhosamente bem a personagem Janaína. Ela não é atriz por isso foi necessário um trabalho de direção de atores para incorporá-la ao personagem. A Vanessa é uma ótima dançarina e se doou ao máximo para que o trabalho atingisse o resultado esperado! Com o auxilio do seu companheiro de dança e coreógrafo Tony Fontes, foi criada a coreografia que representava o estado emocional de Janaína.

Vanessa sanchez e Tony Fontes
Foto de Michel Igielka

Para representar a filha de janaína Chamei a lindona da minha sobrinha: Geovanna Rege. Ela adora dançar e se deu super bem com a vanessa no set!

Naty Lucena ( Produtora maravilhosa) e Geovanna Rege
Foto de Michel Igielka

Para fazer a figuração do homem que observa a Vanessa dançando no bar chamei meu amigo Diego Brito que nas horas vagas faz trampos de modelo! Aproveitei para fazer um ensaio fotografico com ele!


Vanessa Sanchez e Diego Brito
Foto de Michel Igielka

 
Quero agradecer a todos que participaram desse projeto comigo. Principalmente a minha querida equipe que se doou ao máximo para que fizéssemos um trabalho de qualidade. Como é o nosso primeiro video clip ainda temos muito que aprender. E com muita humildade sei que chegaremos lá!

Um bjão e curtam o video clip Arrastão.

Sinopse

Descubra dois pólos de uma mesma pessoa.

Uma homenagem a mulher contemporânea. Aquela que trabalha e cuida dos filhos. A mulher que é sexy e é Dona de casa. Os extremos sem julgamentos! A fantasia e a realidade! Somos várias pessoas em uma só! Isso que nos torna tão especiais.
Valtinho Rege

Video Clip Arrastão



Arrastão 2º versão

Nenhum comentário:

Postar um comentário